PM4R Professional Certification

PM4R Professional Certification


PMA

O curso PM4R Practitioner em Gestão de Projetos de Desenvolvimento foi elaborado e organizado pelo Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social (INDES) como parte da iniciativa em Gestão de Projetos para Resultados (PM4R, conforme sua sigla em inglês) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com vistas a aperfeiçoar as competências das equipes de projetos constituídas pelos membros das agências executoras. 

Espera-se que os beneficiários desta capacitação fortaleçam suas faculdades para o planejamento e gerenciamento de projetos. Com isso, o objetivo é permitir que os programas ou projetos sob sua responsabilidade sejam implementados com foco nos resultados e considerando os riscos identificados através da aplicação de ferramentas práticas e comprovadas de gestão de projetos.

O curso começa com um Workshop Inicial e continua com uma fase virtual de 7 semanas, integrada por 5 módulos de aprendizagem. Estes, por sua vez, são estruturados em unidades, cujos conteúdos são reforçados com uma série de atividades individuais e em grupo, de caráter obrigatório, a serem realizadas pelos participantes com o acompanhamento de um tutor. Após a conclusão desta fase virtual, cada equipe deve elaborar um trabalho em grupo, a ser apresentado no Workshop de Encerramento.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte de sua prática de “conhecimento aberto”, disponibiliza aos interessados em fazer este curso os materiais e a metodologia sem nenhum custo.

O BID não é responsável: i) pelo estabelecimento de taxas e pelos acordos econômicos firmados com o PE para a realização do curso; e ii) pela coordenação do curso e pelo desempenho dos treinadores. O PE é responsável por definir os emolumentos com base em sua experiência e no esforço envolvido na realização do treinamento, estando o BID fora desses acordos. O BID avaliará o desempenho dos EPs com base em uma pesquisa final de avaliação. www.pm4r.org.


  • Duração: 7 semanas
  • Esforço mínimo necessário: 50 horas por curso
  • Valor: Concreto com o treinador.
  • Nível intermediário
  • Idioma: português


Objetivos

Após a conclusão do curso, os participantes deverão ser capazes de:

1. Identificar as Sete (7) Etapas da Metologia do PM4R.

2. Explicar os diferentes processos para o desenvolvimento das Sete (7) Etapas da Metologia do PM4R.

3. Aplicar as Sete (7) Etapas da Metodologia do PM4R na gestão de seus projetos de desenvolvimento.